Bateria de Scooter – Arriada

A bateria de scooter, tem deixado muita gente estressada.

Primeiro: Manutenção.

O manual da suzuki burgman diz e a própria bateria tem escrito BATERIA SELADA, LIVRE DE MANUTENÇÃO , pois é, isso é mentira, pq ela não é selada de verdade.. a tampa pode ser retirada e se ver facilmente os buracos de acesso as plaquetas e a agua.. que claro, evapora pelos cantos da tampa. Demora.. mas se der uma olhada em 6 meses pra ver como está o nível, é bom. o bolso agradece.

A bateria da Dafra, é de outro fabricante e realmente é selada, e livre de manutenção.

Segundo: Agua.

Nunca use agua de torneira, filtro, garrafinha.. Compre agua desmineralizada, própria para baterias, custa 3,00, não seja preguiçoso, e no final isso vai te custar muito caro.

Terceiro: Descarregada.

Leve em um auto-eletrico e peça carga lenta, eles vão dizer que mesmo assim a carga é muito e a bateria pode ferver.. e isso é verdade, então deve ficar atento.

Eu tenho um mini-carregador profissional, onde o controle é bem preciso, e mesmo no mínimo a bateria dá uma fervida de leve, então tome cuidado.

Existem os carregadores de emergencia que são tipo uns bocais, onde se coloca uma lampada 200w ou mais, e se deixa carregando.. aquilo é rustico, impreciso, e se utilizar pra dar aquela carguinha básica de 1minuto, só pra ela pegar e vc levar no auto-eletrico.

Nem preciso avisar que não adianta ficar se matando no pedal manual, vai se cansar a toa. Desista e não passe raiva.

Quarto: Utilização correta.

Dê partida e ouça o barulho do motor e se tem cheiro de gasolina. Ou a moto ficou um tempo parada e ai o carburador pode estar sem gasolina e ate ser alimentado, demora um pouco e para isso várias partidas rápidas ajudam.

Ou você exagerou e subiu aquele cheiro de gasolina e vc afogou ela, entao, nao adianta ficar estressando o motor de arranque e a bateria que ela não vai pegar, espere pelo menos 5 MINUTOS. Vai tomar um café.

Quinto: Verificação do dínamo.

Bateria só serve pra ligar a scooter, depois o dínamo é que faz a alimentação do motor e carrega de forma lenta a bateria. Faça assim, ligue a moto e com ela ligada, retire os conectores da bateria, ela deve continuar a funcionar, isso é sinal que o dínamo está funcionando.

Agora pegue emprestado um voltímetro ou compre um (r$ 20,00), é muito útil, se não sabe usar, pergunte na loja, vc usa 2 ou 3 posições o resto é para eletronica, relaxe. E verifique a voltagem deve ser pouco acima de 12v , ai tambem verifique a voltagem da bateria, deve também estar na casa dos 12v, menos que 10v, ela está descarregada ou com problemas.

Gambiarras

A bateria da Dafra Laser, não serve por ser 2cm mais alta que a da burgman, mas se vc está desesperado e não consegue outra opção, recorte com uma faca quente as partes internas da tampa do assoalho que ela cabe.

Baterias de no-break servem, as de gel, são melhores ainda, mas precisa adaptar o conector, em lojas especializadas em eletronica eles vendes esses conectores e vc faz a troca, de modelo com parafuso original, para de conector.

Custo

original na suzuki: 150,00 a 200,00

Dafra laser: 110,00

Nobreak: 60,00