Carregando...Carregando...


Manutenção Básica

Manutenção básica

Como qualquer outro veículo, a manutenção deve ser feita regularmente, mas procure saber o que fazer, analisar e entender o funcionamento da scooter, e não achar que levou na revisão , entao ta tudo certo, que os mecânicos, analisaram parafuso por parafuso para conferir se estavam OK.. ISSO NAO É A REALIDADE!!, revisão de concessionária, só verificam alguns ítens e raro, olharem algo que foge desta lista(se usam uma).

O que devo fazer?

Compreenda um básico de mecânica, se acostume a ouvir os barulhos da scooter, perceba qualquer diferença na aceleração ou no comportamento geral dela. Assim pode pelo menos anotar o sintoma e ao levar para revisão, peça para olharem.. e CONFIRA TUDO SEMPRE NA RETIRADA, não é nada incomum eles nem lerem no papel o seu pedido de análise.

O que eu posso fazer de manutenção de uma scooter?

Quais Ferramentas Necessito?

Prepare-se para fazer um investimento em chaves:

  • kit completo daquelas que de um lado é de boca e do outro é estrela.
  • kit de halen, de preferencia alemã, as chinesas espanam fácil.
  • Chaves de fenda e philips, compre pelo menos 2 de cabo comprido de 2 tamanhos de ponta, e pelo menos uma de cada de cabo extra curto, para caber em locais apertados.
  • Chave de catraca, são caras, mas nao precisa comprar a caixa completa, compre uma boa haste, um prolongador e algumas bocas, 22, 23, 24 e 25 para retirar as rodas, é onde mais se utiliza, principalmente na traseira onde só com ela se consegue.
  • Chave de bloqueio do CVT, dificil achar, mas dá para construir com 2 hastes de ferro e alguns parafusos de aço, é a opção mais barata, apesar de dificil de conseguir trabalhar e nao ter grana para comprar a chave de impacto eletrica/pneumatica.
  • Chave de impacto, a manual, recomendo ter a mão, com varias pontas, sempre tem uns parafusos malditos que precisa de uma pancadinha e WD para sair, sem espanar.
  • Chave de impacto elétrica, pois é, recomendadíssimo para quem precisa ficar mexendo no CVT toda hora e não tem um amigo próximo que tem a pneumática. A unica que consegue dar conta do recado, com relação a força e ainda não ser completamente dedicada e você poder utilizar como parafusadeira e até furadeira(pequenos furos), é a Makita TD090D , voce precisa de pelo menos 90Nm de torque para apertar/soltar os parafusos da polia, esse modelo é encontrado em lojas especializadas, e custa em torno de 500~700,00.
  • Chaves para sacar rolamentos, são muito específicas, leve a peça em uma mecanica bem equipada que eles fazem a troca para você, e a correta fixação, se bater no meio do rolamento para fixar, estará estragando ele, ou reduzindo a vida útil.

No geral não se precisa ter muitas chaves especiais, mas recomendo ter firmeza no momento de retirar parafusos, para não espanar o que é algo extremamente fácil, caso aconteça, utilize uma micro-retífica (dremel) para fazer um corte de forma a encaixar outra ferramenta ou uma chave de fenda, ou de impacto. Em scooters chinesas recomendo comprar e trocar todos os parafusos “amarelinhos” que são uma porcaria, por outros, além de ser mais seguro eles vão se soltar com menos facilidade, e até pode  melhorar substituindo o formato de halen por philips ou sextavado.

Uma dica para quem é perdido nos parafusos, é ter ao lado um papelão, onde vai se enfiando, e escrevendo com caneta de onde é, e a ordem, assim, na remontagem, fica mais fácil.

Leia sempre o manual de serviços e sempre decore visualmente todas as partes e procure entender os pontos críticos, que soltam, entram agua, que precisam ser bem apertados.

Download Manuais de Serviço/Peças

Utilize os manuais de serviço abaixo com sabedoria, jamais tente fazer a manutenção se não possui habilidades, nem as ferramentas corretas, na dúvida consulte um mecânico especializado ou leve a uma concessionária, jamais faça nenhum tipo de manutenção se sua scooter ainda está na garantia, pois poderá perder a mesma, exceto, troca de óleo e pastilhas, que podem ser feitas pelo usuário.

O Scooter Clube do Brasil, não se responsabiliza pela má utilização dos manuais abaixo relacionados, e recomenda que sejam utilizados como referência e estudo de mecânica.

Senha caso necessário: scooterclube

Peças

Serviços

Manuais de Serviço – Usuário – Manutenção – Scooters IMPORTADAS