Carregando...Carregando...


Quais são os detalhes que devo olhar antes de comprar uma scooter?

Quais são os detalhes que devo olhar antes de comprar uma scooter?

Escolha a faixa de preço.

Tenha um valor máximo que pode pagar em tudo que irá incidir em entrar no mundo das scooters, lembre de adicionar os acessórios, como um bom capacete (fuja dos capacetes de brinde e os ¨baratinhos¨), capa de chuva é necessário, luva (use sempre, mesmo em dias quentes) e jaqueta de cordura (fuja das california racing), que o ideal é colocar no orçamento inicial, deixar para depois, acaba ficando muitos anos depois. Também um bauleto, muito útil, mesmo com o espaço sobre o banco.
Acrescente o valor de travas, correntes e seguro ou rastreador (se transita em locais perigosos ou deixa a moto na rua)
Somado todo o montante, e se vai financiar leia esse artigo.

125, 150, 200, 250, 300 ou 400 cilindradas?

Entenda que abaixo de 250cc, são scooters urbanas com uso eventual uso em estradas, isso é um fato, leia aqui sobre o funcionamento do cvt.
Se o peso total (sozinho ou acompanhado) ultrapassar 140kg, scooters 125 tem dificuldade em retomadas de velocidade.
Nao existe comparativo de scooters com motos, cvt tem perda de potencia do motor para a roda e essa transferência é gradual.
Scooters com 250/300 cilindradas, servem tanto para cidade como estrada em trajetos moderados em um mesmo dia, como
viagens curtas, com ou sem garupa, viagens mais longas, acima de 300km, são desconfortáveis e cansativas.
Para viajar mesmo na estrada por kms a fio, recomendamos acima de 400cc, elas tem design e motor apropriados para isso.

Roda grande ou pequena?

Se puder escolha roda grande, nossa realidade é de ruas bem esburacadas.

Scooter de marca conhecida ou genérica?

Sempre pesquise e veja quais os modelos que as revistas e sites especializados indicam. Nós do Scooter Clube do Brasil, indicamos sempre os fabricantes conhecidos, como Honda, Suzuki e Dafra como opção inicial, alguns modelos importados como Vespa, Aprillia e marcas italianas.
Scooter genérica, sao classificadas como GY6, é um padrão chines de chassi básico onde são montados motores e carenagens como peças de lego. Estas scooters são uma caixa de surpresa, impossível prever a qualidade de cada modelo, mas por ganancia do mercado, os empresários brasileiros só trazem modelos bem ruins, com boa estética em alguns casos, mas de baixíssima durabilidade e péssimo pós vendas. Existem excessões? Talvez, mas até hoje todos só decepcionaram.

E as modelos com casco semelhantes a “Vespas/Lambrettas”?

São somente casco, por dentro o motor e demais partes, são GY6, e de baixa durabilidade. Quem vai rodar pouco, só no final de semana e coloca a estética em primeiro lugar, é uma boa, mas tenha em mente o risco de quebra e baixo valor na revenda.
As originais Vespa/Lambretta, tem valor altíssimo na casa dos 30mil, e manutenção também cara.

A concessionária é próxima?

Isso é relevante, pois é importante para as revisões e e eventuais emergências. Por isso a escolha de fabricantes sólidos, fuja dos oportunistas que abrem um comércio, vendem o estoque e fecham depois de um tempo.

Estética e acessórios.

Sempre faça um testdrive, de vários modelos, para sentir a qual mais gostou, leve isso em consideração, sempre. Itens como relógio, odômetro, suporte de bauleto de fábrica, são adicionais muito interessantes.

Você sabia?

  •  A maioria de consumidores de scooters 125, pensam em trocar para um modelo 150 ou acima após 1 ano da aquisiçao? Mas que ficam frustrados pelo desvalorização. Pense Nisso.
  • A maioria nunca teve moto ou muita experiencia, e buscam na scooter uma facilidade e praticidade na pilotagem e até uma diferenciação no transito.
  • As primeiras preocupações são sobre consumo, e ficam marcando a cada abastecimento, e ficam surpresos pela oscilação devido ao perfil de ¨tocada¨, agressiva ou tranquila.
  • Ter orgulho de possuir uma scooter é fantástico, não deixe as opiniões bobas de quem nunca teve, tentar te rebaixar, ser scooterista é ser diferenciado.
  • Os passeios dos clubes são ótimos para perder o medo de viajar, pois são muito mais seguras e uma grande oportunidade de conhecer amigos e trocar experiencias e duvidas sobre o mundo das scooters.
  • Que no nosso site existem dicas de manutenção, limpeza, conservação, compra, venda e no facebook, tudo sobre o mundo e mercado das scooters.
  • Ser associado é simples, basta o cadastro do email, e para ajudar, divulgue, curta nossa fanpage e consulte sobre adesivo oficial do clube.