Pneus da scooter – manutenção

OS PNEUS DA SCOOTER – MANUTENÇÃO

Dica: tenha um calibrador do tipo caneta em suas ferramentas. Meça a pressão pelo menos 1 vez por semana, ou sempre antes de longas viagens. Se não for possível, cheque sempre ao abastecer.

Mantenha os pneus sempre na pressao correta. Um pneu com baixa pressão gera excesso de calor, podendo ocasionar até um estouro. Pneus em alta temperatura tambem gastam mais rapido. O defeito que mais para a motocicleta é o dano ao pneu.

Compre um calibrador e use-o regularmente, ate que voce consiga visualizar instintivamente se os pneus estao ou nao cheios ou murchos demais. O uso do calibrador e a inspeção visual devem tornar-se um habito.

Troque os pneus antes do tempo, nunca depois. Se os sulcos tem de 1 a 2mm, é hora de troca-los.

A aparência ressecada ou rachada da borracha geralmente indica que o pneu esta velho ou foi mal cuidado – e mesmo com sulcos suficientes, deve ser trocado. Rachaduras minimas podem ser aceitaveis, mas se os pneus apresentar ressecamento e rachaduras em excesso, é hora de arranjar novos pneus.

CUIDADOS E DICAS

Pneus de motocicletas, como em qualquer outro veiculo, fazem parte diretamente da performance, dirigibilidade e segurança. Muitas vezes tendemos a ignorar a manutençao necessaria para mante-los em ordem. Nas motociclteas, existem apenas 2 pequenas Ãreas de contato para nos apoiarmos – por este motivo é muito importante mantê-los em perfeitas condições.

Qualquer pneu, independentemente da perfeiçao de sua fabricaçao, pode vir a ter falhas resultantes de perfuraçoes, impactos, pressao iincorreta, sobrecarga ou qualquer outra condiçao inapropriada provinda de mal uso ou descuido. Falhas nos pneus podem gerar prejuizos patrimoniais, danos fisicos e ate a morte. Para reduzir esses riscos, leia atentamente estas dicas.

E altamente recomendavel aos pilotos fazer a inspeçao periódica dos pneus, retirando pequenos objetos em oficinas especializadas. Muitas falhas tambem podem ser ocasionadas devido a vibraçoes excessivas, lombadas, buracos ou pistas irregulares – portanto, qualquer anormalidade, consulte assistencia qualificada.

E extremamente incomum um pneu bem cuidado explodir enquanto voce pilota. Muito mais comum, se houver perda de ar, sera gradual. Se lhe acontecer uma explosao ou perda repentina da pressao de ar, as informaçoes a seguir serao valiosas: quando a falha ocorrer, baixe vagarosamente a aceleraçao, segure fortemente o guidao e tente manter-se equilibrado. Somente com a motocicleta em baixa velocidade e totalmente a merce de seu controle comece a freiar gentilmente. Gradulamente dirija-se ao acostamento (ou area segura da pista) ate parar.

PRESSÃO DOS PNEUS

Mantenha sempre a pressao indicada pelo fabricante em ambos os pneus. Este é um dos mais importantes procedimentos para manter a segurança e durabilidade dos mesmos. O Manual do fabricante fornece os dados para a perfeita calibragem – feita sempre a frio. Lembre-se: em alguns modelos, a pressao dos pneus dianteiro e trazeiro sao diferentes. A pressao indicada na lateral de alguns pneus é a pressao maxima que o mesmo aguenta – e nao a indicada pelo fabricante. Portanto, consulte sempre o manual.

Pilotar com baixa pressao nos pneus é perigosissimo. Isso gera calor excessivo, podendo ocasionar danos.

Uso de baixa pressao pode, ainda:

  • – danificar o pneu levando à defeito
  • – prejudicar a dirigibilidade em curvas
  • – reduzir a vida util do pneu
  • – aumentar o consumo decombustivel
  • – ocasionar rachaduras por fadiga da borracha

Pilotar com pressao excessiva tambem é perigoso. Os pneus ficam mais suscetíveis a furos e cortes, ou podem ainda estourar devido a impactos.

Nunca infle um pneu a menos que ele esteja montado no devido local na motocicleta ou numa maquina adequada para a montagem. Inflar um pneu fora do local pode ser perigoso. Se estourar ou sair do lugar pode ter um efeito explosivo e causar serios danos fisicos.