Escapamento Quebrado – Trincado -Furado

Escapamento Quebrado/Trincado/Furado

Os escapamentos das scooters, tem no seu inicio uma boca bem pequena, um cano relativamente estreito, de construçao simples e parede nao muito espessa (uns 2mm), a maioria sao pintados, e tendem a descascar com facilidade, sendo necessarios uma repintura com tinta de alta temperatura( nem pense em usar outro tipo).

Burgman 125

No caso dela, o suporte com 2 parafusos com coxins, inicialmente funciona, mas devido a grande vibraçao, aquecimento excessivo no bocal de saida, podem ocorrer quebras ou furos.

Em casos relatados, o escapamento estava ja com mais de 10k rodados, e foram exigidos durante um longo periodo (estrada), seu aquecimento deve ter amolecido o metal que começa a se partir, basicamente no bocal, e na primeira curva entre 7 a 15cm depois da saida.

O reparo temporario, pode ser feito com solda, e deve suportar por um periodo curto se o estrago foi grande, ou durar mais tempo se foi apenas um furinho.

Um aviso para os incaltos, que a retirada do escapamento é trabalhosa, uma tampa plastica atrapalha para a retirada de um parafuso Allen no bocal, e precisa ser cortada um pedaço, os 2 parafusos de suporte, invariavelmente, nao batem, e é necessario um pouco de força para ajustar o escapamento, tambem deve se tormar cuidado para nao espanar, pois com encaixe forçado, existe o risco.

GY6 (Dafra – Sundown – Garini)

A estrutura de suporte delas nao causa problemas, o coxim de absorviçao de impacto é o que mai da problema, onde a borracha se trinca ou se desfaz em pouco tempo, com a sua troca, deve-se eliminar possivel trincas.

O reparo tambem pode ser feito a base de solda, mas tomando os cuidados, pois a parede tambem nao é muito espessa, em locais que fazem reparos em escapamentos veiculares, é o ideal, deviao a experiencia nessa area.

Deteccão

Nem sempre é facil detectar o furo, o som emitido nao chega a ser nitido, por isso só uma inspeçao visual pode confirmar, outra coisa que pode acontecer, é variaçoes na marcha lenta, estouros, ou gasto elevado de gasolina.

Gambiarras

Existem colas e resinas que prometem tampar os furos de escapamentos, elas funcionam por um tempo, lembrando que devem ser seguidas as instruçoes da embalagem, limpeza, retirada de fuligem/ferrugem.

No caso de trincas, nao recomendo as colas, pois elas sao originadas de por vibraçao e pressao, e vao continuar até a quebra completa do escapamento se nao sanado o problema.

Quanto Custa um Novo?

Dependendo do modelo da scooter, custa em torno de 200,00 a 250,00, um reparo de solda em torno de 15,00.

Quantos KM ele dura?

Incialmente deveria durar pelo menos 2 anos, ou 40k, mas as pessoas que tiveram problemas de trincas, uma coisa em comum é utilizar ela com frequencia em estradas, ou uso continuo por horas, que pode amolecer o metal ou algo do tipo, nao se sabe a razao exata.

Onde mais quebra?

No suporte lateral, na solda das hastes. tambem podem ocorrer no bocal e na curva prox ao bocal.

é preciso chave especial para retirar?

Sim, como indicado pelo Atari, com allen normal, fica bem dificil, existem tambem chaves grandes para sua retirada, principalmente o parafuso do lado esquerdo, que é bem inacessível.

Meu escapamento esta pipocando/estourando o que faço?

é um problema no sistema inteiro que deve ser avaliado, mas o mais comum é regulagem do carburador inadequada, mas podem ocorrer devido a furos, ou vazamentos devido a má montagem.

escapes esportivos, tendem a estourar com facilidade.

Quero pintar onde encontro a tinta?

Vá em casas de tintas automotivas, e sera facil encontrar em spray ou lata, os preços variam mas é em torno de 20,00 a 50,00. Chamada tinta para alta temperatura.

Meu escapamento esta superaquecendo muito

Verifique o estado das velas, atraves dela é que tera o motivo do superaquecimento.

Velas de ignição

Escapamento Esportivo

Nao traz diferença de performance, apenas estética e ruído elevado. Mas possui a grande vantagem de alta durabilidade, acima de 3 anos, mas com a ressalva de de ALARGAR A ABERTURA DO BOCAL no motor, pois ele é estreito e segura a exaustão de saida dos gases do pistão, causando perda do motor.

Durabilidade

Original da B125, dura algo em torno de 2 anos, ou menos (quebra de suporte). Das GY6, devido ao suporte ser diferente, dura mais de 4 anos.

Quanto custa um novo?

Entre 120,00 a 150,00