Porque minha scooter “xing-ling” dá problema?

Como são escolhidos os motores na china.

Como todos sabem, a motorização na china é padronizada, para facilitar a montagem nas opções de chassi lá existentes, mas a semelhança pára por ai. Se for escolher um motor, existem 5 opções, todos externamente IDÊNTICOS, custando digamos: $50, $75, $110, $150 E $200, se perguntar qual a diferença vai ouvir:

– Motor para 1 ano ou motor para vida toda?.

Isso já dá um frio na espinha, porque não se tem idéia alguma de qual tipo de motor o importador X, está trazendo, afinal a diferença de liga de metal e precisão na fabricação será bem gritante!.

Como são enviados as scooters para o Brasil.

Em caixas semi-montadas, sem líquidos inflamáveis, e bateria seca.

O óleo que vem no motor é apenas para transporte, é um óleo muito fino, parecido com WD40, e claro, deve ser trocado por óleo automotivo para entrega ao cliente, e não é INCOMUM, os mecânicos olharem o nível e PENSAREM, ah vem com óleo, manda pro cliente, e la se vai o motor fundir com míseros 500km rodados. (tanto que é fato isso que no nordeste a MIZA teve casos, e teve um membro do SCB que teve o motor fundido também da sua GARINI em meados de 2007, hoje pelo menos não tivemos mais casos relatados)

Outra, a grande MAIORIA dos parafusos, não são apertados, por algum motivo, ou se soltam no transporte, e não pense que ficam apertando um por um antes de entregar para o cliente, mais fácil deixar ele reclamar .

Dica: leve a um mecânico de confiança, utilizando ferramentas apropriadas, fazer o aperto e nos parafusos possíveis, utilizar trava química para que não se soltem.

o que é trava química?

São adesivos de secagem anaeróbica para travar as roscas de parafusos. Existem em pelo menos 3 níveis de resistência…

Há também travas químicas secas que já vem aplicadas a um pedaço da rosca do parafuso… é o caso de parafusos de reposição (genuínos) de BMW, para locais que requerem travamento…

Eu recomendo a cola da Loctite numero 222, mas cuidado, A aplicação sucessiva desta trava quimica em peças de desmontagem frequente, acaba estragando as roscas.

De tanta reclamação, estão corrigindo alguns erros

Parece que os importadores aprenderam com os erros, e a custas dos consumidores claro. Mas estão exigindo dos chineses algumas peculiaridades ou adaptando aqui no brasil para a nossa realidade. Por exemplo, estão usando baterias nacionais, preço equivalente, mas mais confiáveis, idem os pneus, alguns estão trocando os fluidos de freio chineses por nacionais com certificação, pastilhas de freio ainda não trocaram, deixam as modelos orgânicas que são razoáveis, e acabam logo, retiraram o filtro de gasolina que não estava se dando bem com nossa gasolina “batizada”, os parafusos deram alguma atenção para eles, mas a liga dos materiais ainda continua ruim, e tem ainda vida útil de pouco mais de 3 anos em média.

Ainda não vi importador com interesse em respeito pelo consumidor,  leia nos problemas conhecidos mais sobre esses ocorridos.