Tudo sobre capacetes

Capacetes Baratos (Peels, San Marino etc) custam até 90,00

  • Apesar do selo do inmetro, são uma porcaria, na prática aguentam um limite de impacto que é irreal.
  • Tem acabamento inferior, material das viseiras péssimo, que risca com facilidade.
  • São barulhentos a qualquer velocidade.
  • Embaçam com qualquer garoa.
  • Engate do queixo não é seguro depois de um certo desgaste.
  • Pouca área de isopor na parte do queixo
  • Forro removível em parte ou de difícil remoção.

Capacetes Médios (Zeus, Nitro, Nexx etc) custam de 180,00 a 600,00

  • Suportam impactos com valores acima dos mais baratos.
  • Acabamento melhor, viseira de qualidade e cambiável, anti-risco
  • Não são 100% silenciosos, mas alguns chegam a quase isso.
  • Não embaíçam com facilidade, tem sistemas de circulação de ar.
  • Engate de queixo mais elaborado e seguro.
  • Alguns são pesados.(leia, muito tempo=dor no pescoço)
  • Maior área de isopor, ou borracha de proteção no queixo.

Capacetes Top de Linha -(Shark, AGV, Suomi, Arai, Shoei) custam caro.. 800,00 pra cima.

  • Suportam impactos a altas velocidades
  • Alguns importados diretos não possuem selo do inmetro, mas nas boas lojas já vem com o selo (alguns pegam de outros capacetes e colocam)
  • Tem finissimo acabamento, em tudo.
  • Silencioso ao extremo, parece que não está usando nada.
  • Não embaçam nem com você jogando bafo na viseira (que aliás é dupla em alguns modelos)
  • Engate rápido, seguro e inteligente… ou com argolas duplo D menos pratico mas muito mais seguro ( usado em corridas )
  • Extremamente leves.

Aberto ou Fechado?

  • Fechado sempre!
  • Pesquisa informa que mais da metade do primeiro impacto é na área do queixo.

Mas não gosto de fechado, só ando devagar.

  • Velocidade baixa não significa que não deve se proteger.
  • Você pode utilizar um aberto em cidades costeiras, mas não pode usar na estrada.

Me sinto claustrofóbico.

  • é um problema psicológico, e também de costume, um bom capacete, ventilado, viseira boa, tira qualquer trauma.
  • Opte por um com viseira dupla, daquelas com interna escura que deixa o nariz descoberto, mas alia a segurança de um capacete fechado

E o Robocop? com viseira escamoteável.

  • é mais pesado e barulhento, oferece boa proteção fechado, ( e se deve usar assim sempre, não só quando o “pulícia” ta por perto). Facilita conversas sem precisar retirar.
  • é Inseguro e barulhento, não recomendável.

Não tenho dinheiro pra pagar num médio.

  • Isso em 80% dos casos é desculpa, de não achar que vale a pena pagar uma grana em capacete, isso não tem desculpa, pois tem como parcelar, e se deve comprar a moto sempre pensando nos acessórios, reservando um dinheiro para tanto. Se não acha importante, espere o primeiro tombo.

O que ganhei da loja quando comprei presta?

  • Não. é brinde, e prefira em dinheiro ou desconto em outro, (devem valer 40 a 50,00). E nem pense, ah vou deixar para o garupa , isso não é legal, pensar em se proteger e deixar o garupa só com o resto .

Mas queria que coubesse embaixo do banco!

  • Então compre uma Maxi-scooter, onde o espaço foi feito para isso, scooter comum, o espaço foi feito para carregar pequenos objetos, tais como capa-de-chuva, bolsas, livros, blusa, etc.
  • Compre um bauleto, onde ficará seguro, confortável, e não vai riscar.
  • Se quer guardar 2 capacetes, existem opções de bauleto, ou guarde um nele, e outro fora fixado com a “corrente”, e apoiado no banco.

Tem uns modelos abertos modernos lindos. E custam caro. é bom?

  • Capacete aberto só protege as partes com menos chance de você sofrer impacto, mas você pode ter para “pagar de gatinho/a”, e outro decente para viajar.

Como limpo e lavo?

  • Alguns não tem comoa retirar a forração facilmente, daí tente lavar com buchinha, no detergente, coloque umas gotas de desinfetante. e deixe no sol.
  • é importante lavar pelo menos a cada 6 meses. senão vira criadouro de bactérias.

Choveu e molhou, o que faço?

  • Não guarde no baú, deixe a noite dentro de casa, ou ao ar livre, em dias de chuva ininterrupta, pode colocar alguns jornais dentro para ajudar a eliminar a umidade.
  • limpe a viseira com detergente liquido, puro, esfregue com esponja macia e depois lave.

O que é proibido?

  •  Pilotar sem proteção nos olhos, apenas com óculos homologados. (Resolução nº 203 CONTRAN.)
  •  Não pode andar de capacete aberto com oculos escuros
  •  Não pode andar de capacete aberto com oculos que não seja homologado para isso.
  •  Não pode andar de capacete escamoteavel, com a frente levantada
  •  Não pode colocar refletivos além do permitido, nem a mais nem a menos
  • Usar capacete com data de validade vencida (mais de 3 anos), mesmo estando impecável.
  •  Usar capacete coquinho (aqueles que não cobrem a nuca, nem a orelha)

O que pode ser proibido (leis em votação/aprovação)?

  • Qualquer tipo de capacete aberto em rodovias federais/estaduais
  • Numero da placa no capacete

Consigo capacetes top de linha por preços melhores?

  • Sim, compre de coleções anteriores, de vitrine ou promoçoes de fechamento de loja digamos.

Quanto custa uma viseira?

  • Entre 80 a 120,00 as de policarbonato, de qualidade.
  • de acetato que não valem nada, nem de graça.

Onde comprar? posso confiar?

http://www.casadocapacete.com.br

http://www.rs1.com.br

Dicas de segurança

http://www.salvamoto.com

http://www.motoseguranca.com.br

E os refletivos?

Coloque a medida do contran, se achar que vai estragar o design , compre em casas de silk-screen, adesivos refletivos coloridos, e recorte conforme desejar.

Inicialmente somente os refletivos da 3M eram homologados e que deveriam ser usados, mas por não existir opção de marcas, o denatram retirou essa obrigação geral, deixando ela apenas para caminhões e moto-frentistas.