tudo sobre pneus – Metzeler x Pirelli x Michelin

Metzeler [modelo exportação da Pirelli feito no RS] ,durabilidade média(traseiro): 6000km (comprovado)

  • a favor: agarre melhor no asfalto seco (molhado não!)
  • contra: gasta com facilidade

Pirelli , durabilidade média(traseiro): 8000km

  • a favor: composto nem mole, nem duro.
  • contra: derrapa em pista molhada

Michelin durabilidade média(traseiro): 12000km (comprovado)

  • a favor: durabilidade
  • contra: composto mais duro

Maggion  durabilidade média(traseiro): sem info comrpovada – em torno de 8000km

  • a favor: durabilidade
  • contra: composto mais duro

Levorin durabilidade média(traseiro): 7000km ,

  • a favor: preço
  • contra: precisar de camera, estrutura mais fina e delicada que pode comprometer a segurança.

Onde comprar pneus para scooter:

  • Alemão Rodas (Também oferece serviço de alinhamento de roda liga-leve)Av.Santo Amaro, 2160 – São PauloCobra pela instalação, consulte antes, pois o valor é salgado.
  • Casa Fernandes de Pneushttp://www.casafernandes.netSão Paulo – SP
  • LevorinAv. Monteiro Lobato, 2.641 – Guarulhos – São Paulo
  • Multi PneusRua Guaicurus, 1101 – São Paulo

Segurança:

Todo pneu citado aqui tem um mínimo de segurança, mas em relação ao próprio pneu, não em relação a forma do condutor andar, e qual velocidade está fazendo a curva, achando que o pneu é a única coisa que vai fazer vc grudar no asfalto.

Pneu usado em condições ideais, calibrado e em velocidade para o qual foi fabricado, teoricamente não irá produzir problemas, excessôes existem, mas no GERAL, em uso normal os pneus funcionam tranquilamente.

Qualidade:

Vamos definir qualidade de pneu, que basicamente é considerada pela armação, sulcos, design e composto da borracha, de cara pra scooter, todos tem estruturas muito parecidas e limite de velocidade na casa do 100km/h, pronto.

Um composto mais mole ou mais duro, não representa melhor ou pior qualidade do pneu, e sim melhor ou pior RENDIMENTO, em uma situação ideal para o qual foi produzido e RUIM, para o qual não foi produzido.

Pode acontecer de um fabricante ter um pneu mais fino, ou uma estrutura de aço deficiente, isso sim seria péssima qualidade, mas por experiencia própria e de usuários, os fabricantes aqui citados não tem algo que seja explicitamente proibitivo usar com risco de vida..

Mas por favor não comprem pneu de carriola e depois venha reclamar q estourou com 50km/h.

Slick/Biscoito

Dos dos modelos discutidos, se diferenciam muito nisso, e realmente depende muito de gosto, e de como se pilota a scooter em adversidades (leia chuva), tenho experiencia em pireli, michelin e levorin, dos 3, o ultimo é melhor na chuva com agua na pista, o metzeler, é o pior devido aos sulcos, mas nada que uma velocidade mais baixa e pilotagem mais atenta não resolva, .

Situações de emergência.

Resumindo frear seco, alicatar, sentar o pé, etc..

O metzeler é de longe o melhor, sua borracha mole, segura muito, mas tbm se gasta com muita facilidade, por esse mesmo motivo. se vc dirige tranquilo e sossegado, nem percebe.

Curvas

Todos tem algum grau de diferença, o metzeler é mais aderente, mas em chuva, ja perde essa capacidade, entao, faça curvas devagar q não terá problemas com nenhum deles, e aliás deve, uma scooter não é uma super-bike.

Durabilidade de tempo/uso

Desculpem, mas o levorin/pirelli, são campeões

ABS

Existe em alguns modelos de scooter, mas não é exatamente como nos carros, sua eficiência depende do pneuXvelocidadeXaslfato, o que diria que são um pouco mais eficientes, mas se pilotar como doido o ABS não adiantará de nada.

BICO – sem câmera
Cuidado na montagem da roda, para o bico nao ficar do lado errado e no movimentar da roda ser estragado, a brincadeira vai custar 50,00.